quarta-feira, abril 05, 2006

Aula 5

Site: www.orkut.com

1. Análise do ponto de vista de cada modelo:

a. Modelo de redes aleatórias: De maneira geral, cada membro do orkut possui entre 150 e 300 amigos. Em uma pesquisa feita com membros que possuem acima de 300 contatos, a maioria afirma conhecer pessoalmente apenas uma pequena parte do grupo, que coincide com a média geral.

b. Modelo de mundos pequenos:
Todos os membros do orkut.com têm ligação, direta ou indireta, com o criador do site (laços fortes e fracos), já que é uma rede que só recebe membros através de convites - tendo sido o primeiro deles enviado pelo criador do orkut.com.

c. Modelo de redes sem escalas:
O membro do orkut.com "Roger Jones" é um grande conector dentro da rede. Como ele possui milhares de "amigos", aumenta progressivamente o número de pessoas que o conhecem ("Ricos ficam mais ricos").

2. Influenciadores:

Huy Zing está presente no site desde os primórdios de sua existência, pois conhece pessoalmente o criador do orkut.com e foi convidado por ele a participar da rede. Huy Zing conhece milhares de pessoas em vários países e se encarregou de enviar convites para seus amigos. Como é uma pessoa popular em seu meio, agiu como um grande conector, influenciando as demais pessoas a utilizarem o orkut.com.

3. Comunicadores e Experts:

O orkut.com tem como comunicadores diversos meios de comunicação, principalmente os brasileiros, como as revistas, a televisão e ainda outros sites. Por se tratar de uma rede que conseguiu conectar os usuários da internet no Brasil inteiro, acaba fazendo parte da realidade de praticamente todos que têm acesso a esse recurso. Sendo uma ferramenta tão popular, não raro é alvo de notícias que são disseminadas em revistas como a Veja, em sites como o Terra ou em programas de TV como o Fantástico.

O orkut.com tem como expert seu próprio criador, Orkut Buyukkokten. É uma pessoa muito procurada porque desperta a curiosidade dos membros de sua comunidade on-line em saber quem é o grande responsável pela existência daquela rede.

Nenhum comentário: